Ser mãe é.... hummm.... é....

quinta-feira, 29 de novembro de 2007

Ontem estava eu, meia noite, morta de cansaço porém, vendo TV. Não perco por nada o Mothern(vide link ao lado), um seriado que mostra a mais pura realidade das mamães dos dias atuais. Sempre senti uma certa dificuldade em expor o que é realmente ser mãe, o que muda quando seu filho vem ao mundo. Sempre me senti em dívida aqui com quem lê, porque parece que mil palavras são insuficientes.
Eu tento, tento, mas sempre sinto a sensação que não consegui explicar. No episódio de ontem, uma das motherns ia ganhar neném, e nunca vi algo tão real... fugia àquela coisa fake das novelas, parecia que eu estava me vendo alí, teve até a cena da enfermeira com o giletão na mão, rs.
Tudo muito real mesmo, mostrando a frustração dela ao perceber que não tinha se preparado tão bem quanto imaginava para o dia do parto, mostrando a irritação ao ver todo mundo tirando fotos naquele momento onde você está se sentindo visualmente péssima, mostrando ela assustada ao se olhar no espelho pela primeira vez depois do parto e percebendo que mesmo depois do bebê nascer, a barriga continua como se tivesse com uns 4 ou 5 meses de gestação. E por fim, um turbilhão de dúvidas e a imperícia de mãe de primeira viagem para cuidar do bebê assim que chega em casa.
Num certo momento, interrompeu o seriado pra mostrar o depoimento de uma mãe, falando sobre como se sentiu ao ser mãe... é algo mais ou menos assim: "Ser mãe é sentir que você deixa de ser o centro de seu mundo e esse centro passa a ser outra pessoa, que você nem conhece, que você nem sabe se vai ser legal e que depende totalmente de você. É uma sensação de perda de controle, pois você não é mais o centro do seu mundo, não sabe como vai ser daqui pra frente, tem que encarar o desconhecido. Você deixa de ter seu mundo de escolhas e passa a viver de acordo com o novo centro do seu mundo. Essa sensação de perda de controle e de encarar o desconhecido é o que dá medo". Gostei bastante dessa explicação, achei simples e consistente, mostra definitivamente o porquê de você mudar tanto por dentro quanto por fora. Aliás, falando em mudar por dentro e por fora, uma coisa que sempre ouço e me pergunto se é um elogio ou uma crítica: "Nossa, você está com uma cara de mãe!". À beira dos meus 24 anos, não sei se isso é uma forma sutil de dizer que estou com cara de velha ou um simples elogio à beleza da maternidade.

4 comentaram aqui...:

Lelê do Nino disse...

Com certeza é um elogio a beleza da maternidade Bri, se tem uma coisa q vc não tem nesse mundo é cada de velha! =P
Espero estar preparada tanto para as realizações qto para as frustações do dia do meu parto... q vai ser daque a alguns anos, pode ficar tranquila!rs
Beijos! ;)

Unknown disse...

Esse tipo de comentário mostra o quanto vc amadureceu, Pocota. ;)

Unknown disse...

auhauhauahuahuahu velhaaaaaaa
?????????????????? kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
cabeçuda velha naum neh!!! eh que eu te conheci moh maloqueira (claroooo que vou contar td para a Isabella incluindo a parte de namora comigo com alto índice de álcool) mas relaxa que velha vc não está (por enquanto rs) e sim com cara de mãe!!!! bjocas

Leila Reis disse...

Lindo... como sempre! E você, também linda, como sempre...