E tudo muda, adeus velho mundo...

terça-feira, 10 de julho de 2007


"E tudo muda, adeus velho mundo..."
É, bem como disse o Herbert, adeus velho mundo MESMO! Engraçado que sempre gostei muito dessa música, em especial dessa frase, e nunca pensei que ela fosse se encaixar tão perfeitamente na minha vida!
Os dias na maternidade são envolvidos por uma atmosfera de encanto e magia... você não precisa fazer nada, tem uma equipe de enfermeiras até para colocar remédios na sua boca e te poupar de todo e qualquer esforço, são tantas visitas, presentes, congratulações e... quando você chega em casa, a ficha cai de vez! Ainda mais para mim, que não tinha planejado ter filhos pelos próximos 50 anos. Em casa não tem enfermeira pra te ajudar a tomar banho, pra lembrar os horarios dos remédios, pra te ajudar em qualquer perrengue, pra dar banho no bebê, para socorrer o bebê quando ele estiver se esguelando e, você alí, estática, tentando decrifar o motivo daquele choro estridente. Tudo é novidade, ser mãe é uma missão desbravadora, pela primeira vez na vida você se vê obrigada a adivinhar. Sim, o choro do bebê pode ter ene motivos, e você tem que acertar na mosca! Já tinha ouvido falar que para cada motivo, o choro tem uma entonação diferente, mas para mim, mãe de primeira viagem e pessoa totalmente alheia ao universo infantil, era tudo igual! Aí a Isabella chora, eu paro, escuto com atenção, analiso, pondero e... vamos por tentativa e erro! Será fome? Não! Xixi? Não! Cocô? Não. Ah... não sei!
Nessas horas nossa mãe vira um verdadeiro oráculo, ela diz o motivo e é tiro e queda! O primeiro mês não é nada fácil, além da recuperação dolorida da cesárea, continuava tão chorona - se não mais - quanto na gravidez, a auto-estima despenca, você nunca esteve tão baranga! Nenhuma roupa serve(a não ser aquelas camisolas de vovó), você está inchada e sente vontade de se enfiar inteira num buraco toda vez que chega uma visita - sim, quem tem o mínimo de vaidade jamais vai querer se deixar ser vista em um estado tão deplorável! Além de tudo, você passa noites e mais noites sem dormir e se sente a própria Mimosa, com tanto leite que até vaza! Quem é essa? Essa pergunta ecoava na minha cabeça, eu já não me reconhecia mais e, definitivamente, tinha entendido o que toda mãe diz: "Um filho muda tudo na vida, você só vai saber quando for mãe".
De repente, você muda de valores, muda de conceitos, muda as convicções, muda de aparência, muda de prioridades, muda de personalidade.... Ser mãe é um divisor de águas, em todos os campos da sua vida, até mesmo profissionalmente, você muda e é capaz de qualquer esforço para dar o melhor de si se isso trouxer algum benefício para a sua cria. Você agora tem uma responsabilidade enorme nas costas, para todo o sempre, isso é assustador, e também maravilhoso. Quando se é mãe perde-se muita coisa, mas ganha-se muito mais... quando, antes de ser mãe, você teve um bebê lindo pra morder, você embarcou no mundo do faz de conta sem a mínima vergonha, você se sentiu completamente compensada com um simples e banguelo sorriso? Esse meu novo mundo, me faz perceber que no velho mundo, nada realmente me completava de verdade, como se viver fosse uma caminhada para atingir um objetivo e, este, é ser mãe! Me fez me questionar, como eu tinha conseguido chegar até aqui sem ter provado a delícia de ser mãe, como eu tinha vivido 22 anos sem a Isabella... você sente o seu mundo convergindo para um ponto central, que pode se chamar João, Mariana, Isabella, Pedro, Henrique, Clara, Julia...
A rotina massante de cuidar de um bebê, não dormir e se recuperar de uma cirurgia abdominal, se torna um fardo doce e leve quando se olha para aquele bebê tão lindo e perfeito. Esse meu novo mundo é surpreendente, me mostrou um lado meu que eu jamais pensei que existisse, revelou uma pessoa totalmente nova, que já não era mais capaz de pensar em si própria em primeiro lugar, que seria capaz de matar e morrer pela cria, que conhece o amor incondicional, no sentido pleno.
Ser mãe é altamente recomendável!
PS.: Na foto, eu gorda, inchada, descabelada, com olheiras e a bebê mais linda desse mundo (ainda não tinha nem 1 mês), final de Outubro/2006.

9 comentaram aqui...:

Rafael Generic disse...

Acho que a parte mais difícil deve ser se conscientizar que você será o exemplo pro seu filho e que terá que fazer tudo com muito cuidado para não ensinar nada de errado... Mas você tem tudo pra ser um grande exemplo Brina!

Beijão e Força!!

Lelê do Nino disse...

Fofas, Fofas, Fofas! É td q eu posso dizer, vc é uma graça minha amiga, e quem te conhece de verdade sabe q sua essencia sempre foi a que existe hj, eu particularmente não acho q vc mudou, acho q está vivendo coisas novas e aprendendo muito com td isso, mas essa pessoa responsável, de fibra, amorosa, vc sempre foi!
Beijos!! ;)

Unknown disse...

bonecooooooo!!!!

é verdade, eu vi vc nascer (coisa de velho dizer isso, mas fazer o q? rsrsr) e agora vejo vc com a Belinha nos braços, vc mamãe... acompanhei tantas mudanças na sua vida, e tem sido mt legal acompanhar mais essa... e naum posso negar q a Bela mudou minha vida também, mudou minha visão do mundo, da vida... e é mt bom ser titio de uma minina tão linda como a Isabella...

só uma coisa naum muda... vc é um boneco mt feio, rsrsrs

bjaumzaum!!! q Deus abençoe vcs!

Unknown disse...

Minha mãe fala coisas parecidas!

Mas vc está bonitona,voltou ao normal rápido!
Aliás,ficou com um ar de mulher,e não de menina que tinha antes =)
Beijão!

Adriana disse...

ops,fui eu quem postou com a conta de "moderador" rsss!!!

João Feliciano disse...

Cassete, Brina. Tô felizão de ter voltado a ter contato contigo. Agora só falta marcar com teu marido para eu conhecer tua filha! Vê se liga ainda nas suas férias dizendo quando eu posso fazer aquela visita.
Beijo, malokera!

Unknown disse...

Oi lindas, já tô c/ saudades. Como vão as coisas?
Preciso dizer que fiquei impressionada a primeira vez que li seu blog. Você escreve muito bem! Espero que guarde estes textos p/ a Belinha ler no futuro.
Vc sabe que eu te adoro, né?
Bjs

Adriana disse...

Pode crer,nossos porres marcaram uma época,rsss!!!!

Ainda falo mto deles,hahuhahuha,acho q nunca aloprei tanto!

Ano passado saí muito com o Fábio e a gente tb causou demaisssssssss!!!

Só estou sossegando agora,mas qdo tenho a oportunidade bebo pra provocar o caos!!!

Sábado provoquei um,rsssss!!!

Beijosss!!!!!!

Adriana disse...

Hahahah,tow rachando,não lembrava q nesse dia eu tinha caído duas vezes,hahuhahuhahuha!!!!!

Olha o mico: no começo do meu namoro eu saí com o Dani pra balada e nesse dia nós 2 arrasamos na birita pq a comanda era hiper generosa...resultado: fiz conta errada (e eu contava nos dedos e sempre dava errado!!!mas eu achava q era certo!),cuspi suco na camisa BRANCA dele pq comecei a rir e não deu pra segurar,e depois tadinho,chamei ele de biba!!!
Q ABSURDOOOOOOOOOO!!!!!!!!!
Eu keria me enterrar qdo fikei sóbria!!
HAHAHAHAHAHAHA!!
Tadinho,ainda bem q ele sabe q eu sou louca,rs!

Vc falou q faz um ano e meio q não sai né?
Caramba,é mto tempo!
Quem sabe qdo a Isabella estiver maiorzinha vc provoque um caos tb,rsss!!!

Bjussss!!!!